SIMSOCIAL – Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade: Mídias Sociais, Saberes e Representações, evento de cunho acadêmico destinado a promover debates e circulação da pesquisa produzida sobre as tecnologias digitais e sociabilidade no Brasil.

O SIMSOCIAL, acontecerá nas dependências da Faculdade da Comunicação desta universidade, em Salvador, nos dias 13 e 14 de outubro de 2011.

O evento foi idealizado pelo GITS – Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade, que compõe o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA.

Atividades como conferências, apresentação de comunicações em grupos de trabalho e mini-cursos estão pautadas para o evento. O SIMSOCIAL – Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade tem como público-alvo pesquisadores, professores e estudantes universitários, além de profissionais de instituições relacionadas à área.

Programação completa do evento:

3 de outubro, quinta-feira

| 7h30 a 8h15
Credenciamento

| 8h15 a 9h
Abertura

– Prof. José Carlos Ribeiro (Coordenador do Simpósio e do GITS)
– Prof. André Lemos (Coordenador do GPC)
– Profª. Maria Carmem Jacob (Coordenadora do PósCom)
– Prof. Giovandro Ferreira (Diretor da Facom)

| 9h a 10h30
Conferência de Abertura: Redes Sociais na Internet

Massimo di Felice [lattes]
Possui graduação em Sociologia – Università degli Studi La Sapienza (1993) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo (USP). É professor visitante na Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão e professor convidado na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Fundador do Centro de Pesquisa ATOPOS (ECA/USP), coordenando as pesquisas ‘Redes Digitais e Sustentabilidade’ e a pesquisa comparativa internacional ‘Netativismo: ações colaborativas em redes digitais’ (apoio FAPESP), com a participação dos centros de pesquisa: Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens – CECL (Universidade Nova de Lisboa; Istituto di Comunicazione (Universidade IULM de Milão); e Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano – CEAQ (Universidade Sorbonne de Paris). É autor de vários ensaios e artigos publicados em diversas revistas europeias, como La critica Sociologica (Univ. La Sapienza, Roma), Ágalma (Univ. Tor Vegata, Roma) e Sociétés (Ceaq, Univ. Sobornne).

| 10h30 a 12h
Mini-Curso: Consumo e Métricas em Mídias Sociais (Tarcízio Silva e Marcel Ayres)

| 14h a 18h
Grupos de Trabalho

14 de outubro, sexta-feira

| 9h a 10h30
Conferência: O que diz um traço pessoal digital? Monitoramento, saberes e redes sociotécnicas.

Fernanda Bruno [lattes]
Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Pesquisadora do CNPq. Coordena, desde 2005, a Linha de Pesquisa “Tecnologias da Comunicação e Estéticas” do PPGCOM/UFRJ e o CiberIdea: Núcleo de Pesquisa em tecnologias da comunicação, cultura e subjetividade/UFRJ. Áreas de pesquisa e interesse: tecnologias da comunicação e da cognição; dispositivos de visibilidade e vigilância; produção de subjetividades nas culturas moderna e contemporânea. Projeto de pesquisa atual (2007-2010): Visibilidade, vigilância e subjetividade nas novas tecnologias de informação e de comunicação (Apoio – CNPq).

| 10h30 às 12h
Mini-Curso: Jornalismo Colaborativo e Mídias Sociais (Yuri Almeida)

| 14h às 16h
Grupos de Trabalho

| 16h a 17h30
Conferência de Encerramento: Entretenimento e Redes Sociais

Simone de Sá [lattes]
Cientista Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutora em Comunicação pela mesma instituição e pós-doutorado pela McGill University, Montreal (2008), Canadá, com bolsa CAPES, junto ao grupo de Jonathan Sterne (Art History and Communication Dep.). É professora da Universidade Federal Fluminense, no curso de Estudos de Mídia e Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde coordena o LabCult – Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias (http://labcult.blogspot.com). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em estudos de som, música e entretenimento na cibercultura.

Inscrições Aqui.

Anúncios