A História da Manipulação de Imagens

A manipulação de fotos tornou-se comum na era das câmeras digitais e softwares de edição de imagem. O que muita gente não sabe é que esta técnica é muito mais antiga do que se imagina. Ela já existe desde 1860. Era algo extremamente dificil de se fazer, visto que a manipulação das fotos era feita de forma manual, envolvendo procedimentos químicos e físicos, até chegar a foto desejada. Era preciso ter vasto conhecimento em negativos (rolos de filmes onde a imagem era gravada), além de muita precisão na hora da revelação.

As fotos em geral eram feitas em momentos solenes, para a promoção de chefes de governo ou de militares. Há imagens que são consideradas grandes obras de arte, feitas com tanta precisão, que para a época, era algo quase impossível.

Veja abaixo alguns dos mais notáveis exemplos de manipulação de fotos na história.

 

c1864-Grant-1

Foto tirada em 1864

Esta cópia ( Library of Congress, Prints & fotografa a divisão ) parece ser do General Ulysses S. Grant na frente de suas tropas no City Point, Virginia, durante a Guerra Civil americana. Pesquisadores da Biblioteca do Congresso revelaram que esta cópia é um composto de três impressões distintas: (1) a cabeça nesta foto é tirada a partir de um retrato de Grant, (2) o cavalo eo corpo são as de Major General Alexander M. McCook, e (3) o fundo é de prisioneiros confederados capturados na batalha de Monte Fisher, VA.

 

c1865-Blair

Foto tirade em 1865

Nesta foto do famoso fotógrafo Mathew Brady, General Sherman é visto posando com seus generais. General Francis P. Blair (extrema direita) foi adicionado à fotografia original. A foto à direita é outra imagem da mesma sessão, no qual o general Blair não estava presente.

 

c1930-Stalin

Foto tirada em 1930

Nesta fotografia um comissário foi removido da fotografia original, depois de cair em desgraça com Stalin.

 

1942-Mussolini

Foto tirada em 1942

A fim de criar um retrato mais heróico em si mesmo, Benito Mussolini teve o manipulador de cavalo retirado da fotografia original.

 

 

 

Fonte  www.fourandsix.com

Anúncios