O fotógrafo Menno Aden começou sua carreira fotografando os dormitórios de seus amigos em Berlim, uma cidade conhecida pela vida modesta, aluguéis baratos e apartamentos muito pequenos. Inspirado pelas vidas e pelos pertences dispersos de seus companheiros desenvolveu a série Room Portraits, como uma nova maneira de retratar às pessoas e suas formas de habitar o espaço reduzido. Mais fotografias e informações, a seguir.

Através desta nova perspectiva, as fotografias de Aden conseguem capturar a personalidade e a essência dos habitantes de cada dormitório, mesmo que sejam desconhecidos. O fotógrafo utiliza tripés e outros métodos para alcançar a altura adequada, e possui uma grande lente angular para capturar o ambiente em sua totalidade.

Menno-aden-room-portrait2
© Menno Aden

A perspectiva transforma as plantas dos espaços em vistas tridimensionais. Traduzidas a fotografias expostas numa galeria, a imagem resultante pode ser desorientadora, traindo num primeiro momento sua identidade como dormitórios ou salas de estar.

Menno-aden-room-portrait4
© Menno Aden

As camas desfeitas aparecem como manchas de cores, os tapetes e os pisos como uma trama de fundo, os móveis e os objetos como figuras geométricas. Mesmo que os elementos pessoais de cada residente estejam presentes, a perspectiva cria uma desconexão, fazendo que cada coisa faça parte de um total no lugar de um objeto específico e isolado.

Menno-aden-room-portrait6
© Menno Aden

A vista aérea trai a limpeza de um dormitório. As superfícies atuam como um espaço negativo, inclusive o ambiente mais caótico parece de alguma maneira organizado. O trabalho de Aden mistura os planos da planta com o retrato, mostrando a beleza da vida num espaço pequeno convertido numa obra de arte.

Menno-aden-room-portrait7
© Menno Aden

Para ver mais fotografias desta série, acesse o seguinte link.

Via Inhabitat

Anúncios